top of page

CAMPANHA

Eleições 2022

Na campanha de eleições 2022 do Engajamundo atuei em duas frentes principais da comunicação institucional: divulgação da pesquisa "Cadê as juventudes nas políticas públicas federais?", feita com o Instituto Veredas; e a mobilização de juventudes na tiragem do título e no voto socioambiental.

Cadê as juventudes na política pública federal?

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens. Isso representa quase 1/4 de toda a população do país. Ainda que a proporção de jovens seja expressiva, as políticas pública não são. Por isso, no ano das eleições de 2022,  o Engajamundo, junto ao Instituto Veredas, realizou uma pesquisa que analisou como as juventudes brasileiras vinham sendo invisibilizadas nas políticas públicas, especialmente diante de cortes orçamentários e da descontinuidade de programas.

 

Estive na comunicação institucional do Engajamundo durante a pesquisa, atuando junto ao time de advocacy na construção de roteiros e narrativas para o escoamento estratégico dos resultados da pesquisa nas redes sociais e plataformas de comunicação em um ano de eleição presidencial.

TÍTULO NÃO É SÓ PRA TEXTO

Paralelamente à campanha pelo voto socioambiental, foi estruturada uma estratégia de comunicação e mobilização para a tiragem do título. Ocupamos cidades, telas e territórios para incentivar adolescentes e jovens. Na comunicação institucional, começamos com um grupo focal com adolescentes para entender hábitos, interesses e construir a persona do público-alvo, daí surgiu o nome “Título não é só pra texto”.

 

Atuei na criação das narrativas, roteiros e estratégias da campanha, além da articulação da comunicação nas redes e em ações presenciais. Realizamos ativações em eventos como o Acampamento Terra Livre e o RECBEAT, em Recife. Em 2022 quase 100 mil jovens entre 15 e 18 anos solicitaram o título de eleitor no Brasil, enquanto o eleitorado brasileiro foi de 6,21% maior que o registrado em 2018.

IMG_7993.jpg

Sem voto, sem voz

Como resultado de uma de nossas ativações no Fervo, criamos um mini documentário com artistas como Baco Exu do Blues, Johnny Hooker, Russo Passapusso e Alexandre Carlo, além de entrevistas com as juventudes presentes.

GAB CAEU

TRANSATIVISTA - ESPECIALISTA EM ENGAJAMENTO E CAMPANHA PARA IMPACTO SOCIAL

© 2026 por Gab Caeu. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page