
gab caeu | portfólio
CAMPANHA
Eleições 2022
Na campanha de eleições 2022 do Engajamundo atuei em duas frentes principais da comunicação institucional: divulgação da pesquisa "Cadê as juventudes nas políticas públicas federais?", feita com o Instituto Veredas; e a mobilização de juventudes na tiragem do título e no voto socioambiental.
Cadê as juventudes na política pública federal?
O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens. Isso representa quase 1/4 de toda a população do país. Ainda que a proporção de jovens seja expressiva, as políticas pública não são. Por isso, no ano das eleições de 2022, o Engajamundo, junto ao Instituto Veredas, realizou uma pesquisa que analisou como as juventudes brasileiras vinham sendo invisibilizadas nas políticas públicas, especialmente diante de cortes orçamentários e da descontinuidade de programas.
Estive na comunicação institucional do Engajamundo durante a pesquisa, atuando junto ao time de advocacy na construção de roteiros e narrativas para o escoamento estratégico dos resultados da pesquisa nas redes sociais e plataformas de comunicação em um ano de eleição presidencial.
TÍTULO NÃO É SÓ PRA TEXTO
Paralelamente à campanha pelo voto socioambiental, foi estruturada uma estratégia de comunicação e mobilização para a tiragem do título. Ocupamos cidades, telas e territórios para incentivar adolescentes e jovens. Na comunicação institucional, começamos com um grupo focal com adolescentes para entender hábitos, interesses e construir a persona do público-alvo, daí surgiu o nome “Título não é só pra texto”.
Atuei na criação das narrativas, roteiros e estratégias da campanha, além da articulação da comunicação nas redes e em ações presenciais. Realizamos ativações em eventos como o Acampamento Terra Livre e o RECBEAT, em Recife. Em 2022 quase 100 mil jovens entre 15 e 18 anos solicitaram o título de eleitor no Brasil, enquanto o eleitorado brasileiro foi de 6,21% maior que o registrado em 2018.


Sem voto, sem voz
Como resultado de uma de nossas ativações no Fervo, criamos um mini documentário com artistas como Baco Exu do Blues, Johnny Hooker, Russo Passapusso e Alexandre Carlo, além de entrevistas com as juventudes presentes.












