
gab caeu | portfólio
CAMPANHA
Estação Central da COP
As Estações foram uma estratégia ampla e descentralizada para falar sobre clima e a COP30 nos mais diferentes territórios e contextos. A campanha alcançou mais de 1.600 atividades por todo o Brasil com materiais didático pedagógicos para sobre a pauta climática.

por que falar de COP com quem nunca ouviu falar de COP?
Em 2025, o Brasil sediou a maior conferência climática do mundo, a COP30. Mas só 1 em cada 10 estudantes sabia o que era a COP, mesmo sendo essencialmente um evento que discute o futuro de todos diante da atual crise climática.
Nesse cenário, o Observatório do Clima lança as Estações Central da COP, que nasceram para mudar isso: transformar escolas, comunidades e territórios em espaços vivos de diálogo sobre clima.
Criamos a “Caixa Climática” com materiais lúdicos e educativos, e cada estação enviou um recado do seu território direto para a COP30.
+40 mil pessoas impactadas
A campanha distribuiu quase 2.000 caixas climáticas em todos os estados brasileiros, chegando a mais de 365 cidades. De norte à sul, escolas, universidades, grupos religiosos, povos indígenas, agricultores, comunidades LGBT+ e diversos coletivos decidiram fazer parte disso com a gente! As estações possibilitaram uma mobilização em massa para falar sobre a Conferência das Partes do Clima (COP)


Quais são os recados de cada território?
Nossa única contrapartida para o envio das "caixas climáticas" foi simples: receber um vídeo respondendo à pergunta “Qual o recado do seu território?”. Esses recados viraram uma playlist que levamos para o nosso Hub na Central da COP. Confira abaixo as mensagens!























